segunda-feira, 18 de junho de 2007

Os animais e o homem



os animais e o homem (1º parte)


a) Comparando os homens e os animais em relação à inteligência, vários filósofos não estão muito de acordo,uns querem que os homens sejam animais e outros que os animais sejam homens. Estão todos errados, o homem é um ser a parte, que desce muitas vezes muito baixo, e que pode elevar-se muito alto. No físico é como os animais e bem menos provido do que eles, mas a natureza lhes deu tudo aquilo que necessita inventar com a sua inteligência para prover as suas necessidades e conservação. Seu corpo se destrói como o dos animais, mas o seu Espírito tem destino que só ele pode compreender, pois só ele é completamente livre.


b) O instinto domina a maioria dos animais, mas podemos ver que existem alguns que agem por uma vontade determinada. É que tem inteligência, mas ela é limitada.(ver comentário de Kardec à questão 593)


c) Os animais não possuem uma linguagem formada de palavrase sílabas, mas tem um meio de comunicar-se entre si. Eles dizem muito mais coisas que supomos, mas sua linguagem é limitada, como as próprias ideias, às suas necessidades.


d) Mesmo os animais que não possuem voz se comunicam, como nos homens temos outros meios de comunicar-mos sem usar apalavra. Os animais sendo dotados de vida de relação tem meios de se prevenir e exprimir sensações que experimentam.O homem não tem o privilégio da linguagem, mas as dos animais é instintiva e limitada pelo círculo exclusivo de suas necessidades, enquanto no homem é perfectível e se presta a todas concepções da sua inteligência.(ver comentário de Kardec à questão 594 A)


e) Os animais não são simples maquinas, mas sua liberdade de acção é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada com à do homem. Sendo muito inferiores a este, não tem os mesmos deveres e sua liberdade é restrita aos actos da vida material.


f) A habilidade de certos animais imitar a linguagem humana é devido à conformação particular dos órgãos vocais,secundada pelo instinto de imitação. O símio imita os gestos, certos pássaros imitam a voz.


g) Os animais tem um principio, independente da matéria e que sobrevive ao corpo.


h) Este principio é também uma alma, mas inferior à do homem. Entre as almas dos homens e dos animais existe uma distancia tão grande quanto entre a alma dos homens e Deus.


i) A alma dos animais conserva sua individualidade após a morte do corpo, mas não tem consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.


j) A alma dos animais não pode escolher em que espécie encarnar, pois ela não tem livre arbítrio.


k) A alma do animal após a morte fica numa espécie de erraticidade, mas não é um espírito errante, pois o espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade, a dos animais não tem esta faculdade.


REFERÊNCIA: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

4 comentários:

wicky disse...

será?

há autores q dizem q os animais regressam uma e outra vez e há quem refira q um humano pode encarnar como animal e vice-versa...

Adriana disse...

Wicky,

Pelo que tenho entendido, os humanos jamais retornam como animais, essa crença faz parte de algumas religiões, mas o espiritismo diz justamente o contrário, pois afirma que o espírito está em constante evolução.

O animal retorna várias vezes sempre como animal, num processo constante de aprendizado e, conseqüentemente, de evolução, até que um dia poderá vir a ser humano, mas o humano, uma vez que já foi animal, não tornará a sê-lo novamente, isso seria uma regressão. Portanto, as reencarnações dos homens sempre serão na forma humana.

Vc concorda, Joana?

Abraços...

Adriana

Anônimo disse...

olá Adriana

É verdade,até o espirito encontrar condições para poder encarnar no nosso planeta,teve que passar por todas as fases desde o reino mineral até ao animal.Quando as condições estavam reunidas e surgiu o estagio hominal(divergiu do reino animal)deram-se todas as condições para a encarnação.
Efectivamente,não regredimos para os estagios anteriores,podemos estagnar mas nunca regredir de qualquer forma estamos sujeitos tanto a evolução fisica, intelectual como moral.Portanto o homem só reencarna como homem e nunca como animal ou outros anteriores.

Quanto aos animais não sabemos quais sera o seu estágio seguinte.

Sabemos que em planetas mais evoluidos que o nosso ,os animais ajudam os espiritos em muitas obras.

nota:como os homens se reproduzem entre si ,as necessidades de matéria para a reencarnação estão preenchidas para assegurar a sua evolução.

um abraço fraterno,grata pela sua participação.

Joana

Anônimo disse...

Queridos,
Para mim isso é possível. Já que vinhemos para esse mundo para aprendermos algo. E desde quando voltar a ser animal é regressão quando se trata de um mundo em que muitas coisas são possíveis?!
Acredito que após tornarmos humanos podemos sim voltar a ser animais, para teminar com algo que até então era inacabável.
Obrigado a todos!