segunda-feira, 18 de junho de 2007

Os animais e o homem






os amimais e o homem (2º parte)


l) Os animais seguem uma lei progressiva como os homens, e por isto, os animais nos mundos superiores também o são,sendo porem, sempre inferiores e submetidos aos homens.(Ver comentário de Kardec à questão 601)
m) Os animais não progridem por sua própria vontade, mas pela força das coisas, e é por isto que para eles não existe expiação.

n) Mesmo nos mundos superiores, os animais não conhecem Deus. Para eles o homem é deus, como os Espíritos foram deuses para o homem.

o) Embora os animais, mesmo aperfeiçoados em mundos superiores, sendo inferiores, não quer dizer que Deus tivesse preparado seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade. Tudo se encadeia na natureza,por liames que ainda não podemos perceber, e que o homem jamais chegara a entender em seu estado actual. Deus não se contradiz e tudo, na natureza, se harmoniza através de leis gerais que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador.

p) A inteligência é uma propriedade comum entre os homens e animais, mas nos animais temos a inteligência da vida material; nos homens a inteligência produz a vida moral.

q) Por ter um ponto de contacto não podemos afirmar que há no homem duas almas, a alma animal e a alma espírita. O homem não tem duas almas, mas o corpo tem seus instintos, que resulta da sensação dos órgãos. Não há no homem senão uma dupla natureza, a natureza animal e a natureza espiritual.Pelo corpo ele participa da natureza dos animais e dos seus instintos, pela sua alma participa da natureza dos espíritos.

r) O homem deve lutar contra suas imperfeições e lutar contra a influencia da matéria. Quanto mais inferior é ele,mais apertados são os laços entre o espírito e a matéria.Ver comentário de Kardec à questão 605 A.

s) Os animais tiram o princípio inteligente, que constituem a espécie particular de alma que são dotados do elemento inteligente universal
t) A alma dos homens e dos animais se originam do mesmo princípio; mas no homem passou por uma elaboração que a eleva a dos brutos.

referência:o livro dos espíritos

Nenhum comentário: