terça-feira, 12 de junho de 2007

forma e ubiquidade dos espiritos



III FORMA E UBIQUIDADE DOS ESPÍRITOS


88. Os Espíritos tem uma forma determinada, limitada e constante?

– Aos vossos olhos, não: aos nossos, sim. Eles são, se o quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea..


88-a. Esta chama ou centelha tem alguma cor?

– Para vós, ela varia do escuro ao brilho do rubi, de acordo com a menor ou maior pureza do Espírito.


Representam-se ordinariamente os génios, com uma chama ou uma estrela na fronte. É essa uma alegoria, que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Colocam-na no alto da cabeça, por ser ali que se encontra a sede da inteligência.


89. Os Espíritos gastam algum tempo para atravessar o espaço?

– Sim; mas rápido como o pensamento.


89-a. O pensamento não é a própria alma que se transporta?

– Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também o está, pois é a alma que pensa. O pensamento é um atributo.


90. O Espírito que se transporta de um lugar a outro tem consciência da distância que percorre e dos espaços que atravessa, ou é subitamente transportado para onde deseja ir?

– Uma e outra coisa. O Espírito pode perfeitamente, se o quiser, dar-se conta da distância que atravessa, mas essa distância pode também desaparecer por completo isso depende de sua vontade e também da sua Natureza, se mais ou menos depurada.


91. A matéria oferece obstáculo aos Espíritos?

– Não, eles penetram tudo, o ar, a terra, as águas, o próprio fogo lhes são igualmente acessíveis.


92. Os Espíritos tem o dom da ubiquidade, ou, em outras palavras, o mesmo Espírito pode dividir-se ou estar ao mesmo tempo em vários pontos?

- Não pode haver divisão de um Espírito; mas cada um deles é um centro que irradia para diferentes lados, e é por isso que parecem estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Vês o Sol, que não é mais do que um, e não obstante irradia por toda parte e envia os seus raios até muito longe. Apesar disso, ele não se divide.


92-a. Todos os Espíritos irradiam com o mesmo poder?

- Bem longe disso, o poder de irradiação depende do grau de pureza de cada um.


Cada Espírito é uma unidade indivisível; mas cada um deles pode estender o seu pensamento em diversas direcções, sem por isso se dividir. É somente nesse sentido que se deve entender o dom de ubiquidade atribuído aos Espíritos. Como uma fagulha que projecta ao longe a sua claridade e pode ser percebida de todos os pontos do horizonte. Como, dada, um homem que, sem mudar de lugar e sem se dividir, pode transmitir ordens, sinais e produzir movimentos em diferentes lugares.

Nenhum comentário: