sábado, 12 de junho de 2010

A corrente do bem


Durante uma de suas aulas de Estudos Sociais, o professor Eugene Simonet faz um desafio aos seus alunos: criar um projeto que mude o mundo. Inspirado por este desafio, Trevor McKinney cria um jogo chamado "Pay it Forward", algo como "passe adiante". O jogo é bem simples, alguém ajuda três pessoas e cada uma dessas três deve ajudar mais três e assim por diante.

Trevor resolve colocar sua idéia em prática e inicia a "Corrente do Bem". Apesar dele achar que seu projeto não está surtindo efeitos, as pessoas a quem ele ajudou estão ajudando outras e a corrente está se espalhando, chagando até Los Angeles, onde o reporter Chris Chandler resolve investigar para descobrir onde começou a idéia.

A iniciativa de Trevor além de ajudar a várias pessoas ajuda principalmente ao seu professor e a Arlene, sua mãe, que enfrentam seus medos e limitações e começam a modificar suas vidas.

O filme é baseado no romance homônimo da escritora Catherine Ryan Hyde e nos transmite a bela mensagem da prática da caridade e de como o mundo seria um lugar muito melhor, se ao invés de violência, conseguíssemos implantar esta corrente.

O filme mostra também que apesar de simples, esta idéia exige muito esforço nosso, pois é preciso coragem e determinação para saírmos do nosso comodismo e passarmos a dar a mão ao outro. É a prática do fazer ao outro o que gostaríamos que nos fizessem.

Contando com a ótima atuação de um elenco maravilhoso, com destaque para o talentoso Haley Joel Osment (então com 12 anos), o filme é muito bom, tanto pelo roteiro, como pelas reflexões a que nos leva, além do que, pode ser assitisdido por toda a família. Recomendamos o filme e, principalmente, recomendamos que você passe a integrar a "Corrente do Bem", para, quem sabe, trazermos esta ficção para realidade e ajudarmos a transformar este planeta num mundo melhor.

Nenhum comentário: