quarta-feira, 16 de julho de 2008

Noticias do Brasil



•Seminário FEB e CEERJ
•Ciclo de palestras no Rio
•FEB na 20ª Bienal do Livro de SP
•Encontro de Coordenadores do ESDE
•WebTV em esperanto
•Encontro de Comunicação prepara manual
•Tardes Juvenis Espíritas
•Biblioteca Espírita Virtual de Obras Raras
•Semana Regional em Franca
•CCJ considera inconstitucional PL 1.135/91


Seminário FEB e CEERJ


Será realizado em 19 de julho, na sede histórica da FEB, das 9h às 16h, mais um Seminário FEB e CEERJ, em fraterna parceria, buscando a consolidação da união e unificação no Estado do Rio de Janeiro. O tema “Preparação de Trabalhadores para a Divulgação do Espiritismo - Capacitação de Comunicadores e Divulgadores dos Centros Espíritas” objetiva atender os trabalhadores espíritas que integram e se interessam pela Comunicação e Divulgação.
Ao todo, serão desenvolvidos 6 painéis: “Mídias e Tecnologia da Informação”, “Editora e Distribuidora”, “Como Preparar os livreiros e a Livraria do Centro Espírita”, “Biblioteca Espírita”, “A Divulgação no Centro Espírita” e “Como Escrever e Falar Fácil”. Na oportunidade ocorrerá o momento para perguntas e respostas aos painelistas. O evento será transmitido ao vivo pela TVCEI com gravação de DVD. Informações: www.ceerj.org.br
Ciclo de palestras no Rio
Ocorre nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Rio de Janeiro, um ciclo de palestras sobre a Revista Espírita e os Centros Espíritas, proferidas por Antonio Cesar Perri, diretor da FEB. No dia 25, a exposição do tema "Revista Espírita 1864 - Informações Iniciais sobre a Difusão do Espiritismo" acontece no Lar de Tereza, em Copacabana.
Revista Espírita: “Há 150 anos, marco de esclarecimento e unificação” será o tema debatido no dia 26, às 17h, no C.E."Consolador", Copacabana. Já no dia 27 será exposta a temática "Atividades e Finalidades do Centro Espírita", pela manhã, no Lar de Tereza, em Copacabana. Informações pelo telefone (21) 3208-5264
FEB na 20ª Bienal do Livro de SP
A Federação Espírita Brasileira estará pela sexta vez presente na Bienal Internacional do Livro. O evento, que este ano ocorre em São Paulo, de 14 a 24 de agosto no Anhembi, está em sua 20ª edição, e celebra o encontro de grandes editoras.
No ano de 2008, a FEB participa do evento com mais de 400 títulos, em um estande de 250 m² com lançamentos, relançamentos e com um espaço literário com autógrafos, bate-papo sobre obras, atividades com crianças e muito mais. Mais informações sobre a Bienal no site www.bienaldolivrosp.com.br/2008


Encontro de Coordenadores do ESDE


No período de 25 a 27 de julho de 2008, a Federação Espírita Brasileira sediará em sua sede em Brasília, o III Encontro Nacional de Coordenadores do ESDE. O eixo temático está baseado em: 1) Atos dos Apóstolos (8:31) Como poderei entender se alguém não me ensinar?; 2) Paulo (Romanos, 2:21) Tu, pois, que ensinas a outro não te ensinas a ti mesmo?. As vagas foram destinadas a representantes das Entidades Federativas Estaduais. São aguardados coordenadores e monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE).

WebTV em esperanto


Os esperantistas de Bialystok criaram uma Web TV com 24 horas de programação na Língua Internacional Neutra. No ar há poucos dias, a TV Esperanto é uma das iniciativas para comemorar os 150 anos de nascimento de Lázaro Luiz Zamenhof, a serem completados em 2009, quando também será realizado naquela cidade polonesa o Congresso Universal de esperanto. O endereço da TV Esperanto é http://www.itvc.pl/


Encontro de Comunicação Social prepara manual


Ocorreu em Goiânia, nos dias 11, 12 e 13 de Julho, nas dependências do Bristol Evidence Hotel, o 1º. Encontro Nacional de Comunicação Social Espírita, promovido pela Área de Comunicação Social Espírita das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB, tendo como anfitriã a Federação Espírita do Estado de Goiás. Contou com a presença do vice-presidente da FEB Altivo Ferreira e do secretário-geral do CFN da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, que proferiu a palestra de abertura sobre o tema: “O papel da Comunicação Social Espírita em relação ao Plano de Trabalho Para o Movimento Espírita Brasileiro”.
O Encontro contou com a presença de equipe do Conselho Espírita Internacional e alguns momentos foram transmitidos ao vivo pela TVCEI (http://www.tvcei.com/)


Tardes Juvenis Espíritas


O Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Rio Grande do Sul realiza, desde junho até setembro deste ano, as “Tardes Juvenis”, em cada uma das 14 regiões federativas do Estado. É destinado a todos os jovens freqüentadores das escolas de evangelização espírita, com idade entre 13 e 21 anos, e tem por objetivo proporcionar a dinamização do Movimento Espírita Juvenil, oferecendo-se mais uma oportunidade de integração e de confraternização das juventudes espíritas. Informações: www.fergs.com.br
Biblioteca Espírita Virtual de Obras Raras

A Biblioteca Espírita Virtual de Obras Raras da Federação Espírita do Paraná (FEP) disponibiliza ao público obras espíritas raras, digitalizadas em idioma original, principalmente de livros do século 19 e do início do século 20. As publicações podem ser baixadas na íntegra, facilitando o estudo, pois o usuário pode manter a cópia digitalizada da obra em seu computador pessoal e consultar a qualquer momento. Informações: http://www.bibliotecaespirita.com/


Semana Regional em Franca


A USE Regional de Franca (União das Sociedades Espíritas Regional de Franca) realizou, de 19 a 25 de julho, a 38ª Semana Regional Espírita, um dos eventos mais tradicionais entre a comunidade espírita.
O objetivo do evento foi promover as visitas de unificação, aproximação e união dos espíritas da região, fazendo o intercâmbio entre oradores das Casas Espíritas, com a troca de experiências sobre as ações desenvolvidas por essas entidades e o estudo das obras de Allan Kardec. A “Semana” foi realizada simultaneamente nas 16 cidades da região. Aproximadamente 30 expositores da USE visitaram os Centros Espíritas para trocar experiências entre os participantes e fizeram mais de 100 palestras sobre vários assuntos. Informações: usefranca@usefranca.org.br


CCJ considera inconstitucional o PL 1.135/91


Votada no dia 9 de julho, na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, no Plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.135/91, que defende a descriminalização do aborto no Brasil. Após longo debate, foi votado o parecer do relator Eduardo Cunha, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que é pela inconstituicionalidade do PL 1.135/91, ou seja, defende que o projeto fere o que reza a Constituição, que garante no artigo 5° o direito à vida.
Diferentemente do que aconteceu quando este PL foi votado na Comissão de Seguridade Social e Família, onde a votação foi nominal, desta vez, foi simbólica, o que não possibilita a identificação dos parlamentares.
Apesar disso, o resultado da votação foi pela rejeição do Projeto de Lei que pretende descriminalizar o aborto no Brasil.



Dica de leitura do Boletim

Almas Crucificadas
Zilda Gama, pelo espírito Victor Hugo
Nesta novela, ambientada no final do século das Cruzadas, o autor espiritual leva sua emoção pelos caminhos da insensatez humana, na apresentação da história de uma condenável paixão. Narra o drama do conde Cláudio Solano, que se apaixona pela esposa do seu melhor amigo e o mata na esperança de ficar com o fruto de seu descontrolado sentimento. Porém, o remorso e as amargas conseqüências do crime cometido lhe trazem uma vida inteira de sofrimentos. Demonstra que a Justiça Divina dá a cada um segundo as suas obras, mas concede ao coração arrependido o amparo necessário para que prossiga na sua luta redentora.
Informações no site http://www.feblivraria.com.br/

Nenhum comentário: