quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

noticias do Brasil


NOTICIAS - JANEIRO


  • UTI DA ALEGRIA

  • INTEGRAÇÃO DOS CENTROS ESPÍRITAS DE PENAMBUCO

  • MOVIMENTO ESPÍRITA SUIÇO

  • O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO EM JAPONÊS

  • MAIS DE 20 MIL PRESTAM EXAMES DE ESPERANTO NA HUNGRIA

  • 100 ANOS DA FEAL

  • TVCEI EM INGLÊS E ESPANHOL

  • LIVRO SEXO E DESTINO NA RADIO

  • SESQUICENTENÁRIOS EM 2008

Iniciamos o ano de 2008 com grandes novidades com o projecto UTI da Alegria da federação espírita do Estado do Tocantins e novos canais da TVCEI em espanhol e inglês.Boa leitura!


UTI DA Alegria


Com a intenção de oferecer um pouco de alegria a pacientes da capital tocantinense, o departamento da infância e juventude (DIJ), da Federação Espírita do Tocantins (Feetins) reuniu os jovens frequentadores da entidade e realizou um estudo sobre o trabalho desenvolvido em hospitais utilizando palhaços. Como resultado surgiu a UTI da Alegria, um grupo, composto por 25 adolescentes que realizam visitas a pacientes do Hospital Dona Regina,em Palmas.


Durante as visitas,os doutores palhaços percorrem todas as alas do hospital realizando brincadeiras e actividades lúdicas com os pacientes como canto,"squetches" teatrais,dobragens de balões,além da aplicação da vacina da alegria com a distribuição de narizes de palhaço,dentre outras actividades.


O jovem que se interessar em se tornar um doutor da UTI da Alegria é preciso ter uma idade minima de 13 anos e participar de uma capacitação,na sede da Feetins com duração de cinco módulos,correspondentes a cinco fins de semana.Durante essas capacitações,os aspirantes a doutores palhaços aprendem a fazer pinturas no rosto,modelar balões,além de participar de oficinas de contadores de histórias.


As capacitações são realizadas semestralmente e abertas ao público.Os interessados em participar do projecto podem obter mais informações pelo telefone(63)3215-3859 ou pelo site www.feetins.org.br/utidaalegria.htm .


Integração dos centros Espíritas de Pernambuco


A Federação Espírita Pernambucana promove o INTECEPE-Integração dos Centros Espíritas de Pernambuco,em Recife,nos dias 19 e 20 de Janeiro,com actuação da FEB desenvolvendo seminário sobre o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012).


Movimento espirita Suiço


Já é possível encontrar nas livrarias da Suíça a Enciclopédia do Movimento Esperantista suíço.Organizado por Andy Künzli,que dedicou a este trabalho dez anos de pesquisa,o livro traça o perfil histórico das actividades ligadas à Lingua Internacional Neutra no país,desde o final do século XIX,apresentando,ainda,informações sobre iniciativas relacionadas a outras línguas planeadas.A enciclopédia tem 1 129 páginas e pesa cerca de dois quilos.


O evangelho segundo o Espiritismo em japonês


A comunhão Espírita Cristã Franscisco Xavier, instituição integrante do conselho Espírita International, lançou a tradução em japonês de O Evangelho segundo o Espíritismo, terceira obra da Codificação Espírita,Tomoh Sumi, dirigente espirita, foi o responsável pela traducção. Seu lançamento se deu pela editora Gentosha Renaissance Book. Quem se interessar pela leitura da obra em japonês, pode encontrá-la na Junkudo Book e Tsutava online Book.


Mais de 20 mil prestam exames de esperanto na Hungria


Nos últimos cinco anos, mais de 22 mil pessoas prestaram exames públicos de esperanto na Hungria. A lingua internacional neutra vem sendo amplamente divulgada naquele país. Em diversas escolas e universidades o idioma figura entre as disciplinas ministradas. A cada ano cresce o número de interessados em aprendê-lo. Em 2004, a Academia Húngara de Ciências declarou que o esperanto faz parte do rol de linguas vivas. Logo após , o Ministério da Educação reconheceu-lhe o valor. A companhia telefônica local decidiu inserir informações em esperanto no catálogo de assinaturas. Segundo a direcção da Associação Esperantista da Hungria, o país vem dando uma prévia da tão sonhada vitória final.


100 anos da FEAL


AFederação Espírita do Estado do Alagoas completa , em 2008, 100 anos e para celebrar a data programou uma série de eventos durante o mês de Janeiro, correspondentes ao tema central 100 anos com Jesus e Kardec, iluminando consciências. No dia 6 de Janeiro será realizada sessão comemorativa. Nos dias 11 e 12 de Jneiro, o orador espírita Divaldo Franco profirirá conferência pública e seminário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3223-8699.


TVCEI em inglês e espanhol


A tv do conselho Espírita international- TVCEI, conta com vasta programação sobre a Doutrina Espírita e com dois canais também para interressados em língua hispânica e inglêsa. Para o público hispânico existem dois dias na semana que são transmitidas palestras. Às segundas- feiras, de 22h as 23h e às sextas de 21h as 22h no canal 2. Já para o público de língua inglêsa estão disponiveis palestras, cursos, seminários, no mesmo canal, todos os sabados, das 21h30 às 22h30. Para ver os programas basta acessar o site http://www.tvcei.com/


Livro sexo e Destino na rádio


O livro sexo e Destino, do Espírito André luiz, psicografado por Chico Xavier e Waldo Viera, virou radionovela. Com direcção artistica da atriz Arlete Montenegro, vai ao ar diariamente pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, para todo o Brasil e exterior, às 16h, com reapresentação às 23h, às 2h e às 8h. A radionovela teve inicio no dia 13 de Novembro e a frequencia da emissora pelos estados pode ser obtida na página http://www.redeboavontade.com/ ou através do telefone (11) 3358-6800


sesquicentenários em 2008


A partir de proposta da directoria da Federação Espírita Brasileira, o conselho Federativo da FEB aprovou a Recomendação de que as Entidades Federativas promovem ao longo do ano de 2008 duas comemorações alusivas a sesquicentenária:


a) de Revista espírita (iniciada por Allan Kardec no dia 1/1/1858)


b) da sociedade Parisiense deEstudos Espíritas (fundada a 1/4/1858). E também que, ao ensejo das comemorações dos 150 anos da fundação da Sociedade Parisiense de Estudo Espíritas, e, considerando que esta foi a primeira casa Espírita do mundo, seja estimulada a divulgação e a implementação da orientação ao centro Espírita.


A FEB está trazendo na revista Reformador, edição de Janeiro de 2008, um suplemento Especial e algumas matérias sobre o sesquicentenário da Revista Espírita, e estará lançando em breve uma Edição Especial da coleção de Revista Espírita (1858-1869) traduzida por Evandro Noleto Bezerra.


fonte: FEB









Nenhum comentário: