sábado, 16 de junho de 2007

Ectoplasma


Ectoplasma
Dr. Ricardo Di Bernardi


SUBSTÂNCIA ainda pouco conhecida, que flúi para fora do corpo humano do médium ectoplasta (médium de efeitos físicos), através da sua manipulação, seja pelo inconsciente ou por inteligências externas encarnadas ou desencarnadas , ocorrem fenómenos de ordem super-física, incluindo a materialização ou ectoplasmia que pode ser parcial ou completa.


1-Sinonímia: (fontes diversas) atmoplasma, éter vitalizado, hylê, ideoplasma, paquiplasma , primeira matéria, psicoplasma, teleplasma.


2-Etimologia: Grego: Ektós, por fora, plasma : molde ou substancia.


3-Ligação do Ectoplasma projectado com o emissor:

o Ectoplasma expelido apresenta-se ligado ao médium emissor ou ao indivíduo projectado fora do corpo físico como um canal de alimentação. Há impulsos vitais bidireccionais, dando a aparência de um cordão umbilical.


4-Inteiração corpo físico / corpo astralo

Ectoplasma ao se evidenciar demonstra uma inteiração constante entre os dois corpos ou veículos da consciência, o corpo biológico mais denso e o corpo astral ou extrafisico menos denso


5-Forma

Ao exteriorizar-se por aplicação de passes magnéticos sobre o médium (Experiência de Raoul Montandan) tende a reproduzir a forma humana (antropomórfica) Vide "Formé materialise' do autor. Há a duplicação do rosto e das demais formas, seguindo a acção dos campos vitais das células do organismo humano ou modelo organizador biológico (perispírito = corpo astral)


6-Instabilidade

costuma ocorrer uma condição de equilíbrio instável da forma física humana com a forma humanóide (lembrando o gasparzinho ou fantasminha puff !!!)


7-Subordinações a Consciência


8-As manifestações do ectoplasma são condicionadas a factores psicológicos derivados da vontade e da emotividade do comando inteligente direccionador do fenômeno.Inconsciente do médium, inteligência desencarnada ou encarnada)


9-Aspecto similar a cordão

É comum a forma de fios ou cordões.


10-Raio de acção

ao contrário do corpo astral que se projecta a longas distancias o ectoplasma tem raio de acção mais ou menos definido, a partir e em torno do corpo humano do médium.


11-Reabsorção

De natureza muito sensível demonstra tendência automática (programação pelos computadores do corpo astral?) de retornar e ser reabsorvido pelas estruturas donde emanou.


12-Impacto de retorno

Em condições adversas pode retornar abruptamente ou recolher-se repentinamente.


13-Fenómenos de efeitos físicos

O ectoplasma do médium está relacionado a mediunidade de efeitos físicos sendo manipulado pelos espíritos desencarnados


14-Pseudo-consciência efémera e dupla

médiuns relatam sentirem uma espécie de consciência dupla de curta duração durante os fenómenos.


15-Projecção astral:

A exteriorização de ectoplasma pode ocorrer também quando o médium está em desprendimento embora tal facto não seja o mais frequente


16-Vias de eliminação

A literatura tradicional considera os orifícios de saída do ectoplasma como os naturais do organismo. (boca, ânus, nariz, genitais etc.) no entanto é possível que o mesmo saia por todos os poros do corpo.


17-Coloração

Esbranquiçada variando de tons mais claros a escuros. Já foi descrita até a cor preta o que não se observa comumente.


18-Elasticidade

Relativa a algumas dezenas de metros


19-Reacção Térmica

Abaixa a temperatura do ambiente humano de contacto imediato.


20-Sensibilidade ao olhar

Descreve-se a influencia do olhar dos circunstantes sobre o ectoplasma (acção mental?)


21-Subordinação aos corpos físico e etérico

Parece haver menor subordinação ao corpo astral (perispírito) do que ao corpo etérico (corpo vital) e corpo físico.


22-Docilidade

Ao contrário do cordão de prata que não atende sempre ao comando mental do espírito o ectoplasma apresenta-se extremamente domesticável


23-Adesão de partículas

O ectoplasma pode retornar ao emissor com partículas estranhas que aderem a sua estrutura, podendo causar reacções no médium


24-Fotos sensibilidade

O ectoplasma é sensível à luz branca comum podendo ser por ela modificado.


25-Densidade flutuante

Em função dos fenómenos decorrentes de sua exteriorização, (efeitos físicos) pode se apresentar de forma sólida, liquida ou gasosa


26-Aspecto à observação

Frio, Gelatinoso, grudento, húmido, untuosos e viscoso modificando-se para flatuloso, difuso, leitoso, liquido, gasoso, plasmático e assemelhados.


27-Desagradável ao toque

Alguns pesquisadores referem certa repulsividade ao tocar o ectoplasma


28-Odor

Pode exalar odor lembrando o gás ozónio.


29-Composição Química

Controvertida conforme cada pesquisador. Já foram descritas, substâncias albuminóides, glóbulos brancos sanguíneos, células epiteliais, muco, lipídios etc.


30-Combinações

O ectoplasma apresenta-se como um combinação de elementos do corpo etérico do médium (fluido vital), elementos do corpo humano, elementos provindos de vegetais provavelmente direccionados por mentes extra-fisicas, e até fragmentos moleculares de tecidos da roupa do médium


31-Seccionáveis

Podem ocorrer rompimentos do ectoplasma expelido para análise laboratorial.


32-CorporificaçãoCorporifica veículos ou aparências e desenvolve manifestações orientadas pelas mentes do emissor ou de outrem


Escala de materialidade


Corpo biológico
Ectoplasma
Cordão de prata e corpo etérico
Corpo astral
Corpo mental
Espírito (inconsciente)

Nenhum comentário: