quarta-feira, 2 de maio de 2007

evangelho no lar


o evangelho no lar

Segundo a orientação dos Espíritos, a ORAÇÃO é a melhor protecção possível contra todo o tipo de influência negativa, além de aumentar a nossa sintonia com o Alto, e nos tornar mais susceptíveis às influências e aos bons conselhos de nossos Espíritos Protectores.

A prática do Evangelho no Lar é a mais recomendada. O livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, traz toda a moral da Doutrina Espírita. É o EVANGELHO comentado, segundo a interpretação dos Espíritos.

COMO FAZER O CULTO DO EVANGELHO NO LAR

1 - Defina um dia da semana e um horário para reunir-se com a família com esta finalidade. Convide todos os habitantes da casa, mas não convém “forçar” a participação de ninguém.

2 - As crianças podem participar também.

3 - Não somente os membros da família podem participar, mas os empregados da casa, e amigos que tenham interesse em fazê-lo.

4 - Se quiser, pode deixar uma jarra de água, e copos para os participantes. A água será fluidificada pelos Espíritos.

5 - Não é necessário o uso de toalha branca, nem de roupa branca, nem é preciso fazer
“corrente” e darem-se as mãos. Todo o procedimento exterior é apenas formalidade, que não é levada em conta pelos Espíritos. O que vale mesmo é a INTENÇÃO, os PENSAMENTOS e a SINTONIA ESPIRITUAL. As manifestações exteriores não têm a menor importância para os Espíritos.

6 - É importante respeitar DIA E HORÁRIO. Organize-se para poder fazer sempre o Evangelho no dia e horário marcado.

7 - Inicie fazendo uma prece, e pedindo o concurso amigo dos Protectores Espirituais. Evite chamar por seus “amigos” espirituais, chame sempre por seus Protectores e Anjos da Guarda.

8 - Reze um Pai Nosso, ou outra oração com a qual esteja habituado, e se sinta confortável.

9 - Abra o Evangelho AO ACASO, e leia a lição que cair. O texto é dividido por mensagens de uma ou duas páginas no máximo. Basta ler o tópico que cair na abertura do livro.

10 - Leia o tópico em voz alta, mas evite interrupções.

11 - Após a leitura, proceda aos comentários e debate sobre o que foi lido. Incentive as pessoas a se manifestarem, falando de sua interpretação do texto, e expondo suas dúvidas e comentários.

12 - Após a explicação e o debate da lição, faça paralelos com o que aprendeu do Evangelho, e o dia a dia de cada um. Incentive as crianças a darem exemplos de fatos ocorridos na escola, por exemplo, onde se pode vivenciar os ensinamentos contidos na lição do Evangelho.

13 - É sempre recomendável ver a APLICAÇÃO DO EVANGELHO NA NOSSA VIDA PRÁTICA, NO NOSSO COTIDIANO, transpondo as lições para SITUAÇÕES QUE NÓS VIVENCIAMOS, e analisar como agimos, e como teríamos que agir, à luz do Evangelho. Esta prática é uma auto-crítica muito produtiva, mas cuidado para não permitir que este momento de luz se transforme em um mar de acusações. Manter a ordem e a disciplina, conversando sempre à luz do Evangelho, é o que se deve fazer.

14 - Encerre o estudo agradecendo a presença dos Espíritos Protetores - faça pedidos individuais em voz alta ou em silêncio, antes do término do estudo.

15 - Peça por seus familiares, amigos e ambiente de trabalho, e peça também que os ESPÍRITOS PROTETORES POSSAM RETIRAR E ENCAMINHAR TODAS AS ENTIDADES NECESSITADAS QUE SE ENCONTRAM NO LOCAL, LEVANDO-AS PARA OS HOSPITAIS E ESCOLAS DO ESPAÇO, ONDE ESSAS ENTIDADES RECEBERÃO TRATAMENTO E ESCLARECIMENTO.

16 - VIBRE AMOR, MESMO - E ESPECIALMENTE - PARA AQUELES QUE LHE QUEREM MAL. Peça que eles, encarnados ou desencarnados, possam ser AJUDADOS E ESCLARECIDOS. Peça perdão pelo mal que vc possa tê-los causado, e peça pela harmonia, reconciliação e progresso.

15 - Encerre o culto com um Pai Nosso ou uma oração da sua escolha (é preciso que venha do coração), e bebam a água que terá sido fluidificada pelos Espíritos Protectores que ali estiveram.

Nenhum comentário: