sábado, 17 de outubro de 2009

Noticias do Brasil

Lançamento de livro e ações em SC

No dia 24 de outubro, a Federação Espírita Catarinense promove o Seminário “Somos Espíritos Imortais. Base para a Divulgação Espírita – 60 Anos do ‘Pacto Áureo’”, na sede do 14º Conselho Regional Espírita da FEC, em Florianópolis, desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho, diretor da FEB.

Este também proferirá palestra no Centro Espírita “Amor e Humildade do Apóstolo”, oportunidade em que será relançado o livro “Sobrevivência e Comunicação dos Espíritos”, de autoria de Osvaldo Melo (secretário ad hoc do “Pacto Áureo”), editado numa parceria FEC e FEB. Com a palestra será iniciada a comemoração dos 100 anos de fundação do citado Centro. Informações: www.fec.org.br

Congresso Espírita do Rio de Janeiro

O II Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, tendo como tema central "Espiritismo - rumo para ser feliz".

Da programação constam palestras, pinga-fogo, mesa-redonda, stands de divulgação, teatro, música. Entre os palestrantes estarão Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho, César Soares dos Reis, Divaldo Pereira Franco, Dalva Silva Souza, José Raul Teixeira e Suely Caldas Schubert.

Paralelamente será realizado o 5º Encontro dos Núcleos Espíritas Universitários com atividades desenvolvidas pelo Núcleo Espírita Universitário. Outras informações no site http://congressoespirita.ceerj.org


Seminários no Maranhão

A Federação Espírita do Maranhão, FEMAR, promove de 18 a 20 de outubro, o Seminário “Família, O Amor Educando Gerações”, com Sandra Borba, da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.

Ao longo do mês de outubro, a FEMAR realiza programação em torno do aniversário de Allan Kardec e dos 60 anos do “Pacto Áureo”, e, um seminário com a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, nos dias 16, 17 e 18. Informações: www.femar.org.br

Confraternização de Juventudes

Os Departamentos de Infância e Juventude, Doutrinário, de Assuntos da Família, de Comunicação, de Promoção Social e de Estudos e Pesquisa da Federação Espírita do Rio Grande do Sul promovem a XXIII Confraternização de Juventudes Espírita do Rio Grande do Sul, a CONJERGS, nos dias 24 e 25 de outubro, na cidade de Tramandaí (RS). O evento tem como tema “O Jovem e a Doutrina Espírita – A hora é agora: Faça parte desta caminhada!”. Informações: www.fergs.org.br


Oficina do Espírito

A VIII Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito” realizou-se nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, no Instituto de Difusão Espírita (IDE), localizado na cidade de Araras (SP). A Mostra
constitui de estudos sobre a dança e arte espírita, de oficinas de reflexão e práticas de dança à luz do espiritismo, e de apresentações de grupos espíritas de dança.

Neste ano, o tema central dos estudos e oficinas foi “Criação: Sou criador, sou criatura”. O evento foi uma realização do IDE - Instituto de Difusão Espírita em parceria com a ABRARTE - Associação Brasileira de Artistas Espíritas. Informações no site www.abrarte.org.br

Centenário de Chico Xavier

Prossegue intensa procura pelo 3º Congresso Brasileiro de Espiritismo (Brasília, 16 a 18 de abril de 2010) e há poucas vagas para preenchimento total do auditório principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento está inserido no “Projeto Centenário de Chico Xavier” implementado pelo CFN da FEB, e contará com palestras e momentos de arte alusivos a Chico Xavier.

Ao se completarem as vagas para o auditório principal, existirão vagas para auditórios com telão e, também, com frequência franqueada ao público, no último dia do evento, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson. Informações e inscrições no site: www.100anoschicoxavier.com.br


Congresso Espírita da Juventude

De 23 a 25 de outubro, a Federação Espírita do Estado de Sergipe promove o Congresso Espírita da Juventude com a proposta de reunir adolescentes, educadores e pais em uma reflexão em torno dos desafios da juventude.

Fazer brotar no jovem o comportamento ético, a alegria, a responsabilidade e o amor perante a vida é a meta do encontro que conta com palestras de André Luiz Peixinho, da Federação Espírita do Estado da Bahia e de Sandra Maria Borba, da Federação Espírita do Rio Grande do Norte. Mais informações no site www.cej2009.com

CEI na Feira do Livro de Brasília

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, receberá, a partir do dia 23 de outubro, a Feira do Livro da cidade que, em sua 28ª edição, contará com a presença da Editora, Distribuidora e Livraria do Conselho Espírita Internacional.

Na oportunidade, ocorrerá sessão de autógrafos com autores como Luis Hu Rivas, autor da obra "Doutrina Espírita para Principiantes". Informações: (61) 3322-3024



O Pensamento de Emmanuel

O autor faz valioso estudo sobre a correlação da mensagem de Jesus com o pensamento de Kardec e Emmanuel, para demonstrar a perfeita harmonia entre as respectivas afirmações. Hereditariedade, amor, aborto, eutanásia e suicídio são temas analisados com propriedade e coerência. Obra de muito interesse e valor.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A cremaçao


A cremação

O espiritismo não proíbe a cremação de cadáveres, até porque nele nada é proibido, visto ser uma doutrina de liberdade, uma Doutrina de consciencialização. Contudo, aconselha muita cautela a quem vier a adoptar a cremação, em substituição do enterro, pelos seguintes motivos.


O perispírito


O nosso corpo material, físico, que não é senão energia densificada, está ligado ao espírito (o ser inteligente de essência sublimada) através do perispírito – o elemento intermediário entre os dois corpos, que possuem constituições completamente diferentes. O perispírito, é o invólucro semi- material que envolve o espírito, e é formado por uma substância etérea e diáfana, que é mais fluidica do que material, sendo esta sua parte material muito mais etérea, menos densa, do que a matéria que compõe o corpo físico.

Para dar vida ao corpo físico, o perispírito liga-se a ele célula a célula e elemento a elemento, como se fossem feixes de fios fluídicos a estabelecerem a interligação celular material com o espírito. Assim, qualquer coisa que aconteça no corpo material, o espírito, sabe-o imediatamente, através desta ligação e vice - versa: todas as decisões, ordens, desejos, vontades e sentimentos do espírito, chegam ao corpo físico ou reflectem nele por esse mesmo canal fluídico.


Por exemplo, quando cortamos acidentalmente um dedo, as células danificadas comunicam ao espírito o traumatismo ocorrido, e este por consequência sente a dor, visto que não é a matéria que sente, mas sim o espírito. E o contrario também é verdadeiro; quando, por exemplo, o espírito decide levantar o braço direito do corpo físico, este obedece à ordem e levanta-se, porque as instruções emitidas pelo espírito (a sua vontade), são transmitidas as células nervosas do cérebro físico que simplesmente obedecem, transmitindo o desejo do espírito de – neste caso - levantar o braço direito. O cérebro funciona assim como um mero receptor da ordem do espírito, e acciona a rede nervosa que atinge o órgão envolvido – o braço direito.

É também por meio desta ligação fluidica que é o perispírito, que o espírito derrama para o corpo físico todos os seus sentimentos, sejam estes bons ou maus: alegria, tristeza, serenidade, angústia, amor, ódio, e muitos mais, que irão revitalizar as células materiais (se forem sentimentos positivos) ou nelas gerar perturbações (se forem sentimentos negativos) que podem complicar-se, provocando mal - estar e inclusivamente doenças.


A morte


O fenómeno da morte consiste apenas no desligar de todos os fios fluidicos que prendem o perispírito ao corpo físico, libertando deste modo o espírito da sua prisão material. Assim que se verifica o desatar destes fios fluídicos, o espírito deixará de poder voltar a animar o seu ex- veiculo de carne.


A força do pensamento


Se, como acabamos de ver, o espírito fica completamente desligado do corpo físico com a morte, poder-se-ia concluir que tudo o que se fizesse a partir daí com o cadáver não atingiria o espírito, devido à falta de ligações entre ambos. Portanto, poder-se-ia cremar, retalhar ou deitar as feras os cadáver, que o espírito não sentiria qualquer dor.

Mas as coisas não são bem assim, porque apesar do espírito já não ter o corpo material continua a pensar, e a ter desejos e sentimentos.


No Evangelho de Mateus (6:21), Jesus disse: “onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração”.

Neste caso, o tesouro seria o corpo carnal, e o coração seria o nosso pensamento, o nosso sentimento.

Para o individuo que ainda não esta muito espiritualizado e que viveu na Terra muito agarrado aos bens materiais e ao próprio corpo físico, a morte não impede que o pensamento do seu espírito esteja concentrado no seu cadáver por uma espécie de saudade, devido ao recente falecimento e também por reconhecer que, daí em diante, não poderá usufruir do corpo material para fazer tudo aquilo que estava acostumado a fazer….


Quando isso acontece (e é bastante frequente), o espírito fica como se tivesse sido algemado à carne que o envolveu na terra e, caso o cadáver seja cremado, vê com angústia as labaredas a queimarem os seus restos mortais, porque, como Jesus sabiamente afirmou, o “seu tesouro” este ali, naquele corpo material que está a ser bruscamente destruído pelo fogo….

Sabemos que há espíritos muito evoluídos e, por isso mesmo, muitíssimo espiritualizados, que

Reencarnam na Terra, mas também sabemos que são raros e que se encontram aqui para levarem a cabo missões específicas em diversas áreas do conhecimento, a fim de ajudarem a humanidade a acelerar o seu progresso evolutivo.


Quando desencarnarem, os corpos materiais desses espíritos podem ser cremados à vontade, porque isso em nada ira afectar a sua sensibilidade, visto que vivem muito ligados à Espiritualidade do que a própria matéria.

Mas não é isso que acontece com a esmagadora maioria das pessoas, da qual fazemos obviamente parte. Somos espíritos que estamos num processo de evolução embora fragilizados pela acumulação de imperfeições que possuímos. Devido a estas condições, tudo o que é material ainda nos impressiona e sensibiliza vivamente, inclusivamente àqueles que são ou dizem ser, espíritas. Em maior ou menor grau, há sempre alguma circunstância que nos prende à matéria e por isso as labaredas da cremação podem “chamuscar” os espíritos, fazendo com que se ressintam deste acontecimento que para eles, é dramático.

Uma coisa parecida acontece quando nas reuniões mediúnicas comparece um espírito em sofrimento, por exemplo, alguém que desencarnou com um tiro no coração. Ele aproxima-se do médium ainda a sentir as dores no coração, provocadas pelo tiro que o vitimou, e passa essas dores para o médium, embora mais suavizadas. Como desencarnou, já não tem coração e, portanto, não devia estar a sentir qualquer dor…. Mas como o acto da sua desencarnação foi muito traumatizante para ele, isso faz com que vá conservar durante muito tempo o seu pensamento concentrado no que aconteceu, e é isto que causa o seu sofrimento.

Nos casos em que o cadáver não é cremado mas sim sepultado, se o espírito tiver sido muito agarrado a tudo o que era material, pode também ficar no cemitério junto à sua sepultura e assistir, desesperado, à decomposição gradual do seu corpo, sentindo inclusivamente os vermes corroerem a sua carne e devido a isso, sofrer também muito.


No entanto, há uma diferença capital entre cremação e o enterro.

Na cremação, tudo se processa muito rapidamente, em poucos minutos, enquanto que no sepultamento, a decomposição do cadáver é lenta, permitindo assim que o espírito possa ser devidamente, socorrido, orientado e esclarecido, para, a pouco e pouco, desviar o seu pensamento para coisas mais importantes.

O Irmão X adverte-nos de que a atitude da cremação é um tanto ou quanto precipitada, podendo vir a ter consequência desagradáveis para o espírito que desencarna: “… morrer, não é libertar-se facilmente…”

Para quem atravessou a existência na Terra entre abstinências e sacrifícios, a arte de dizer adeus é qualquer coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo espírito, mas para o mortal comum, habituado aos comes e bebes de cada dia, para os poderosos do mundo, para os campeões do conforto material e para os felizes exemplos do prazer humano, quer sejam novo ou velhos, a cadaverização não é uma tarefa que se faça nalgumas horas…


Requer tempo, esforço, ajuda e boa vontade.

Esta é a razão pela qual, se pudéssemos, pedíamos tempo para os mortos…

Se a lei divina dá nove meses para que a alma possa nascer ou renascer no mundo com a dignidade necessária, e se a legislação humana também já dá aos trabalhadores o benefício do aviso prévio quando são despedidos, por que razão o morto deve ser reduzido a cinzas com a carne ainda quente?...

Léon Denis , na sua obra O problema do ser, do destino e da dor, comenta que ao consultar os espíritos sobre a cremação conclui que, regra geral, esta causa um desligar mais rápido mas que , no entanto, é brusco e violento, e até mesmo doloroso para as almas que estão agarradas à Terra pelos hábitos, gostos e paixões.


Para se sofrer sem traumas a cremação, é preciso haver um certo distanciamento psíquico, um despego antecipado dos laços materiais; é o que se dá na maior parte dos países orientais, onde a cremação é usada há séculos.

Contudo nos países ocidentais, em que o homem psíquico está pouco desenvolvido e, portanto, pouco preparado para a morte, deve-se preferir o enterro, embora às vezes neste se cometam erros deploráveis, ao sepultarem-se pessoas vivas, que apenas estão num estado letárgico. Apesar disso, deve-se preferi-lo à cremação, pois permite ao espírito do indivíduo que estava muito agarrado a tudo o que era material, que este se desligue lenta e gradualmente do corpo; mas o enterro deve estar sempre rodeado de precauções. Entre nós, os sepultamentos são feitos com muita precipitação…


E para finalizar, nada melhor do que dar a palavra ao Benfeitor Emmanuel, que na questão 151 d´O Consolador, afirma: “Na cremação, faz-se mister exercer a piedade com os cadáveres, adiando durante mais horas (72h) o acto da destruição dos restos materiais pois, de certo modo, nas primeiras horas que se seguem ao desenlace, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espírito desencarnado e o corpo de onde extinguiu o tónus vital, devido aos fluidos orgânicos que ainda empurram a alma para as sensações da existência material”


Referencia: Nelson oliveira e souza

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Perito Criminal Confirma ser Autentica Foto de Espírito.

A fotografia tirada no aparelho de telefone celular do Juiz de Direito José Olindo Gil Barbosa, titular da Vara dos Juizados Especiais Cível e Criminal da Comarca de Altos, no Estado do Piauí, na qual aparece a figura de uma mulher falecida havia três anos, foi submetida a um rigoroso exame pericial realizado por um dos mais abalizados e experientes peritos do Norte/Nordeste do Brasil, Delfino Vital da Cunha Araújo que, após analisar minuciosamente a fotografia por vários dias, concluiu que a foto é autêntica e nela não há o menor vestígio de montagem ou adulteração.
A matéria jornalística tem causado uma grande repercusão no Nordeste do Brasil, mais precisamente no Estado do Piauí.
Foto tirada espontaneamente de um celular mostra rosto de uma pessoa falecida há 3 meses.

Rosto foi identificado como uma mãe de uma médica que faleceu há 3 anos

Em Teresina/PI, um juiz de direito estava numa clínica de fisioterapia e tirou algumas fotos suas, a partir de um celular. Eis que em uma das fotos, atrás do magistrado, há um semblante de uma senhora. Na clínica, o rosto da senhora foi identificado como sendo o da mãe de uma médica, falecida há 3 anos. A foto foi periciada e não há indício de adulteração ou fraude.

Abaixo, segue um trecho de um programa da tv piauiense que mostra como tudo ocorreu, inclusive as explicações de um perito criminal.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Conversando com Deus

Conversando com Deus é uma adaptação do livro de Neale Donald Walsch, que inspirou e mudou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, Esse filme conta a história de quando, no pior momento de sua vida, Walsch (Henry Czerny), fez a Deus algumas perguntas bem difíceis. Dentro de cada um de nós há uma voz que fala a verdade. As respostas que ele recebeu de Deus se tornaram a base de um livro internacionalmente reconhecido, que já vendeu mais de 7 milhões de cópias em 34 idiomas. O filme narra a jornada de poucas e boas de Walsch, que inadvertidamente se tornou um guia espiritual. Um filme que vai mudar a sua vida. Direção: Stephen Simon. Não espírita.