quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Noticias do Brasil



A Federação Espírita Brasileira convida a todos os espíritas e simpatizantes para participar de mais um passo rumo ao respeito à vida humana, desde a concepção: a 3ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida.

Como parte central da programação, a 3ª Marcha, que este ano faz parte do Projeto Cultura, Cidadania e Vida, ocorrerá no dia 30 de agosto com Concentração no Eixão Sul, altura da 208, a partir das 15h, em Brasília (DF). O encerramento deste grande evento contará com um show com a cantora Elba Ramalho, aberto ao público, com entrada franca.

Do projeto Cultura, Cidadania e Vida constam ainda: show com o Grupo Arte Nascente no dia 28 de agosto na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, às 19h, lançamento da Exposição pela Vida pela Paz, com obras de arte doadas por renomados artistas do Distrito Federal, oficina de trabalho sobre o tema “A contribuição das artes para a promoção da defesa da vida e da cultura da paz”.

A FEB defende o respeito à vida desde a fecundação e o Movimento Brasil Sem Aborto!

Informações sobre a Marcha pelo telefone (61) 3345-0221, correio eletrônico pelavidapelapaz@gmail.com ou na página www.brasilsemaborto.com.br

Assessoria de Comunicação da FEB: imprensa@febnet.org.br; fone (61) 2101-6175.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Emmanuel - mensagens de luz

Lindissimas Mensagens de Emmanuel, psicografadas por Francisco Cândido Xavier e interpretadas pelo actor Paulo Goulart.

Baixar CD aki

--------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Noticias do Brasil

Centenário de Chico Xavier fará parte das comemorações dos 50 anos de Brasília

Em 2010 Brasília comemora 50 anos de existência. A cidade que é um marco de modernidade celebrará com várias comemorações e o Espiritismo fará parte deste espetáculo. Em reunião com o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, o presidente, Nestor João Masotti e o diretor da FEB, João Pinto Rabelo obtiveram a notícia que o 3º Congresso Espírita Brasileiro fará parte das comemorações dos 50 anos de Brasília no ano de 2010. A terceira edição do Congresso, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de abril do próximo ano e celebrará o centenário de Chico Xavier, já conta com mais de mil inscritos. Para garantir seu lugar inscreva-se! www.100anoschicoxavier.com.br e faça parte de um marco na história de Brasília e do Espiritismo.


60 anos do Pacto Áureo

A FEB realizará em sua sede, no dia 4 de outubro, um evento comemorativo dos 60 anos do Pacto Áureo, coordenado pela Secretaria-Geral do CFN, com seminário entre 8h30 e 11h30 e palestra pública às 16h. A edição de outubro da revista Reformador será temática sobre o tema. Informações: cfn@febnet.org.br

Seminário no Piauí

A Federação Espírita Piauiense promove nos dias 22 e 23 de agosto, em Parnaíba (PI) o seminário regional "Centro Espírita: Finalidades e Atividades", com a atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho. Trata-se do "Projeto Interiorização" da Secretaria-Geral do CFN da FEB. Haverá também palestra pública. Informações: fepi_pi@hotmail.com; cfn@febnet.org.br


Capacitação de Monitores

O Curso de Capacitação de Monitores foi uma promoção da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, realizado na sede da própria USE, no dia 16 de agosto à Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, na Capital paulista. O evento teve a atuação de Marta Antunes de Moura, da Federação Espírita Brasileira O objetivo foi favorecer a capacitação de multiplicadores para atuarem como monitores de programas do Curso de Estudo e Prática da Mediunidade, programa FEB, a ser ministrado depois do ESDE, nas casas espíritas. Mais informações pelo e-mail use@use-sp.com.br

Goiânia contra o aborto

A 1ª Marcha Goiana pela Cidadania em Defesa da Vida ocorreu no dia 14 agosto, com concentração na Praça Cívica no Centro de Goiânia. “Vida sim! Aborto, não!” foi a frase repetida entre os manifestantes no evento organizado pelo Comitê Goiano em Defesa da Vida - Brasil sem Aborto com apoio do Movimento Nacional em Defesa da Vida - Brasil sem Aborto e participação da Federação Espírita do Estado de Goiás. Informações: www.brasilsemaborto.com.br


Evangelho no Lar em comemoração de Camaragibe

Em comemoração aos 56 anos da Escola Espírita Francisco de Assis, em Camaragibe (PE), ocorrerá uma série de palestras no mês de agosto. Dentre elas, no dia 29, exposição por Edimilson Nogueira, da equipe da Secretaria-Geral do CFN da FEB.

Intitulada "Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho", a palestra será parte do evento que também é uma homenagem a Adolfo Bezerra de Menezes e inicia-se às 14h, na própria Escola Espírita Francisco de Assis localizada na Rua Henrique de Holanda, 985, Centro. Informações no site: www.franciscodeassis.com.br

Marcha Nacional da Cidadania pela Vida

No dia 30 de agosto, às 15h, terá início a 3ª edição da Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, em Brasília (DF). A concentração ocorrerá no Eixão Sul, altura da 208, em direção à Esplanada dos Ministérios. Neste ano, a marcha faz parte do Projeto “Cultura, Cidadania e Vida” que contará ainda com workshop com o tema “Contribuição da arte para valorização da Vida e construção da Paz” e show da cantora Elba Ramalho, com entrada franca.
O evento, realizado pela Estação Luz, com promoção do Movimento Nacional em Defesa da Vida, Brasil Sem Aborto, conta com o apoio da Federação Espírita Brasileira. Confira a programação completa no site www.brasilsemaborto.com.br ou pelo e-mail: pelavidapelapaz@gmail.com


Congresso em Minas Gerais

A Associação Médico-Espírita de Minas Gerais realizará, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, em Belo Horizonte, o IV Congresso de Saúde e Espiritualidade de Minas Gerais, no salão nobre da Escola de Medicina da UFMG. O tema abordado será: “Saúde, Paz e Consciência - Construindo o cidadão do séc. XXI,” com foco na experiência humana sob a perspectiva da imortalidade, com ênfase na aliança entre ciência e espiritualidade, através do entendimento do processo saúde-doença; os conceitos serão trabalhados sob a ótica espiritista, a fim de se entender a saúde como uma real conexão entre Criador e criatura. A programação completa está disponível no site: www.amemg.com.br Mais informações pelo telefone (31) 3332-5293 ou e-mail: ameminas@yahoo.com.br

TVCEI em operadora de TV a cabo

Mais uma conquista para a divulgação espírita. A TVCEI agora faz parte dos canais oferecidos pela Jundicabo, empresa de TV a cabo que atua na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Pela primeira vez, um canal de TV Espírita entra na programação de uma TV por assinatura. A Jundicabo é a primeira operadora a transmitir o sinal da TVCEI, através do canal 69. Não perca tempo, informe agora mesmo seus familiares e amigos que moram em Jundiaí. Para saber mais sobre a Jundicabo e os bairros onde é possível acompanhar a TVCEI, entre em contato com a emissora: E-mail atendimento@jundicabotv.com.br Telefone: (11) 4582-3501

O que é o Espiritismo - Especial

Allan Kardec

Obra sempre atual, útil aos adeptos da Doutrina Espírita, como também àqueles que desejam conhecer a natureza do Espiritismo e a definição de seus pontos fundamentais. A lógica e o bom senso de Allan Kardec aí se evidenciam, desconcertando os negativistas e clareando as indagações dos que acreditam e aspiram à vida superior. Divide-se em 3 capítulos: O primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores. O segundo capítulo, expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Médiuns. No terceiro capítulo, é publicado o resumo de O Livro dos Espíritos, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. Contém também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Reportagem no Diario de Noticias


Reportagem I

Será a morte apenas uma passagem?
Todos nós temos consciência da inevitabilidade da morte, mas o medo do que ela representa faz com que se assuma, na nossa sociedade, como um assunto quase tabu. Contudo, para os que acreditam na imortalidade alma, é vista como mais uma etapa no caminho da perfeição do espírito.


Apesar do muito conhecimento que o Homem adquiriu ao longo dos muitos milhares de anos em que habita a Terra ainda não conseguiu responder à questão que sempre o acompanhou: Será a morte o fim, uma passagem ou o início de uma outra forma de vida? Para os mais cépticos, não há outra além da primeira resposta. Para os católicos, é o fim da vida terrena e o início da eternidade, mas para muitos outros, como os que seguem o budismo ou a doutrina espírita, é uma etapa que liga as várias reencarnações, as quais servem para que o espírito atinja a perfeição. Contudo, ao contrário do primeiro, esta última pressupõe, tal como o catolicismo, a existência de Deus.

"As práticas espíritas baseiam-se em premissas morais, que se articulam com a imortalidade da alma, as vidas sucessivas, a existência de Deus, a pluralidade dos mundos habitados e a lei de causa e efeito, segundo a qual todos recolhemos as consequências do que fazemos de melhor e de pior", afirma o presidente da ADEP (Associação de Divulgação do Espiritismo em Portugal), Ulisses Lopes, também fotógrafo e empresário.

O espiritismo consiste num conjunto de conceitos doutrinários que foram organizados por Allan Kardec, o codificador do espiritismo, em meados do século XIX, a partir da investigação que fez em torno de fenómenos mediúnicos diversos. É com base nesses princípios que a ADEP desenvolve o seu trabalho, sendo um dos seus principais objectivos "a divulgação da doutrina espírita com seriedade e eficácia, dentro dos tempos livres, pós-profissionais, de cada um dos seus membros e colaboradores", refere Ulisses Lopes.

Tal como em todo o Mundo, no nosso país, o espiritismo ganha cada vez mais adeptos, com dezenas de associações no continente e ilhas, atraindo seguidores provenientes das mais diversas áreas, entre elas a ciência e a medicina. Existem mesmo associações médico-espíritas em Portugal. Lígia Almeida é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, e mestre em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Durante dez anos trabalhou como pesquisadora clínica na Universidade de São Paulo, tendo publicado diversos trabalhos em revistas internacionais. Está em Portugal há nove anos a trabalhar no sector privado e é membro da AME Porto - Associação Médico Espírita da Área Metropolitana do Porto.

Apesar do racionalismo reinante entre a classe médica, Ligia Almeida considera que não existe qualquer incompatibilidade entre a medicina e o facto de ser espírita. "Creio que as crenças de um médico só se oporão ao juramento de Hipócrates, quando elas impedirem que seja utilizado todo o conhecimento e empenho, de que se dispõe, a favor da vida, o que não é o caso". Sujeitos a uma carga constante de sofrimento e ao drama da morte, para os médicos, o espiritismo poderá mesmo ser um suporte que os poderá ajudar a lidar com esse tipo de situações. "Lidar com o sofrimento e a morte faz com que o profissional da área da saúde se imunize e se alheie, ou então vá em busca de respostas que não se encontram nos livros de medicina e nos bancos da faculdade", disse.

Porém, sublinha, o facto de ser espírita não faz com que a sua prática clínica seja diferente da dos restantes médico, mas modificou-a enquanto pessoa, tornando-a mais consciente das necessidades e dificuldades alheias: "Ajuda-me a compreender que a minha dor não é maior que a dor do meu próximo; que a vida tem objectivos e finalidades, na maioria das vezes, distintos dos nossos, e que ela, a vida, é de uma lógica e beleza que ainda estamos longe de compreender em toda sua extensão." Nesse sentido, como médica Lígia Almeida, vê o espiritismo "como uma mais valia na compreensão do que é a vida" e como espírita vê a medicina como "uma ferramenta ímpar para a compreensão do ser humano e a sua trajectória".

Fundamental para a evolução humana, também a ciência ainda não conseguiu dar todas as respostas, não devendo, por isso, ser estranho que um cientista esteja aberto às respostas que possam ser dadas por outras vias. "Aquilo que tenho verificado ao longo da minha vida, quer no contacto directo com cientistas, mestres e colegas, é um profundo interesse pelas questões existenciais, pelas grandes questões que se prendem com a origem, o destino e o significado do Universo e dos seres", afirma o engenheiro Francisco Curado Teixeira, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do departamento de Geociências da Universidade de Aveiro e também responsável pelo departamento de pesquisa da ADEP.

"Alguns dos mais eminentes cientistas de sempre e da actualidade, muito em particular físicos, bioquímicos e outros que desenvolvem investigação nas áreas da origem da vida e da astrofísica, nas suas obras de divulgação científica acabam por colocar estas questões a um nível metafísico. Na realidade, um cientista deve ser uma pessoa que, para além de respeitar determinadas metodologias, se preocupa em ir ao fundo das questões. Assim sendo, necessariamente irá deparar-se com a espiritualidade." Francisco Curado considera que o facto de um cientista adoptar ou simpatizar com uma determinada religião o filosofia resulta apenas de "uma consequência da sua história pessoal e do meio em que foi educado". No entanto, acredita que, "cada vez mais, as pessoas ligadas à ciência tendem a desvincular-se de religiões mais conservadoras para abraçar doutrinas menos dogmáticas e mais abrangentes em termos filosóficos". Na sua opinião, "ser espírita, está nesta linha de orientação".

Com responsável do departamento de pesquisa da ADEP, Francisco Curado explica que este "estuda casos de manifestações, que caindo na esfera do fisicamente observável, são passíveis de uma interpretação à luz da doutrina espírita, tal como é proposta nas obras codificadas por Allan Kardec, mas também por autores e investigadores mais recentes". Algumas das situações que têm maior interesse para a ADEP são as das manifestações do tipo 'poltergeist', as manifestações mediúnicas através de médiuns credíveis e bem documentadas e os fenómenos de transcomunicação instrumental - através de meios electrónicos. "O objectivo desta pesquisa é por vezes o de explicar os fenómenos e elucidar as pessoas que são de alguma forma perturbadas pelos mesmos, mas também tentar trazer a público a realidade destes casos e tentar esclarecer a sua origem", disse. Neste contexto, sublinha que se trata de "uma actividade que deve ser desenvolvida com muito rigor e que requer um conhecimento e domínio do método científico, para além dos conhecimentos filosóficos e doutrinários".

Dos casos estudados pela ADEP, Francisco Curado refere um relacionado com 'poltergeist'. "Entre outras manifestações, ocorria o arremesso de pedras e de outros objectos, bem como fenómenos do tipo 'teletransporte' de pequenos objectos. Estes ocorriam quer dentro quer fora de casa, para grande surpresa e por vezes incómodo de todos as pessoas presentes. Para além dos moradores da casa houve testemunhas externas, incluindo agentes da autoridade e um sacerdote que presenciaram e em certa medida foram também vítimas dos fenómeno." Francisco Curado refere que, fundamentada primordialmente pelo trabalho de investigação de Allan Kardec, "a doutrina espírita parte de uma base experimental, que recorre ao método científico, seguindo-se depois a compilação do seu corpo doutrinário".

Contudo, o investigador considera que "não se deve tentar isolar completamente a componente científica das pesquisas no domínio do espiritismo de uma componente que pode ser designada 'intuitiva'". Aliás, sublinha que a crença comum de que o cientista parte sempre de premissas puramente racionais ou de factos científicos previamente estabelecidos para as suas investigações é "incorrecta". "Se assim fosse, provavelmente os avanços científicos notáveis que observamos não existiriam. Em ciência, parte-se frequentemente de 'intuições' e progride-se muitas vezes por uma espécie de 'iluminação' despoletada pelo trabalho de investigação desenvolvido, normalmente árduo." Francisco Curado afirma que "qualquer investigador científico experiente reconhece a importância da intuição no avanço das pesquisas". No entanto, "todas as premissas usadas devem ser explícitas e todas as conclusões têm que ser validadas pela aplicação do método científico, assentando em metodologias rigorosas que devem permitir separar os factos observáveis das convicções do investigador". Isto porque uma mesma investigação, com recurso ao método científico, poderá conduzir a diferentes interpretações dos resultados.

"O facto de se aplicar o método científico não implica unanimidade, embora normalmente exista concordância sobre os factos observados e sobre as premissas utilizadas." Deste modo, sustenta, "também os factos frequentemente invocados para atestar a veracidade do espiritismo podem ser postos em causa por outros pensadores, o que não invalida a importância destes factos". Além disso, o investigador adianta que é normal em ciência adoptar-se "como modelo da realidade aquele que melhor explica um determinado fenómeno", o que "não significa que ele seja o único modelo existente ou que não possa evoluir e ser revisto mais tarde, mas apenas que ele é o que melhor se adapta à realidade à luz dos conhecimentos existentes". No campo dos fenómenos do tipo das comunicações mediúnicas e de efeitos físicos, os quais envolverão a actuação de agentes em outras dimensões espácio-temporais, a doutrina espírita leva vantagem, uma vez que estes "nunca foram convenientemente explicados por outras doutrinas ou por outros modelos científicos".

Segundo esta doutrina, os espíritos têm de passar por diversas encarnações, com vista ao auto-aperfeiçoamento até que seja alcançado o grau de espíritos puros. Um processo de aprendizagem que, tal como acontece com a evolução humana, não é igual para todos.

Sílvia Ornelas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Joelma 23º Andar



Baseado em Somos Seis, obra psicografada pelo médium Chico Xavier, Joelma 23º. Andar foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita e o único que retratou o trágico incêndio do edifício Joelma que deixou 179 mortos e mais de 300 feridos.

A jovem Lucimar (Beth Goulart) e seu irmão Alfredo trabalham num dos escritórios do edifício Joelma, em São Paulo. No incêndio do Joelma, Lucimar morre e Alfredo escapa com vida. Dona Lucinda, a mãe de Lucimar, entra em depressão com a morte da filha. Aconselhada por amigos, ela procura o médium Chico Xavier, em busca de uma mensagem do outro mundo.